Voltar

Susep destaca a importância do corretor

 

Durante palestra na reunião-almoço promovida pelo Sincor-RS e SindSeg-RS, no dia 4 de outubro, o superintendente da Susep. Joaquim Mendanha, destacou a importância dos corretores no mercado nacional ao lembrar que a categoria é responsável por uma fatia de quase 90% da distribuição de produtos. Diante de uma plateia de mais de 120 pessoas, que lotou um salão reservado no Clube do Comércio, em Porto Alegre, ele afirmou:

– O corretor de seguros têm papel fundamental, pois, conhece o cliente, além de ser seu representante legal. Mesmo com as inovações que surgem no mercado, o corretor de seguros ainda é fundamental. É ele o profissional que conhece o consumidor e sabe das suas necessidades.

Outro tema abordado foi a ação da Susep contra as famigeradas associações de proteção veicular e como é possível prevenir e tomar as medidas necessárias para coibir a existência destas entidades:

– Hoje temos empresas que vendem produtos que imitam um seguro de auto, vida ou residencial, que prejudicam a imagem do mercado segurador como um todo, pois, os clientes acreditam que estão comprando um seguro, mas quando acontecem os sinistros é que descobrem que é uma "ação entre amigos" e não um seguro…

Um dos principais desafios, na visão de Mendanha, é a expansão do seguro rural:

– Em um país tão extenso e com um setor agrícola tão forte, ter apenas 8% da área segurada é impressionante. Vejam quanto mercado ainda há para trabalhar.

O superintendente acredita que o mercado tem muito potencial de crescimento em diversos setores, aumentando cada vez mais sua participação na economia nacional:

– O próximo Presidente da República terá na indústria de seguros uma grande ferramenta de alavancagem da economia.

O executivo também destacou a inovação como ferramenta para que o corretor aproxime-se ainda mais os seus clientes.

– É preciso observar a inovação sob o aumento da cultura do seguro, a melhoria de consumo e a acessibilidade. Ter um produto com uma ferramenta de inovação para falar com os consumidores que ainda não atingiram é um diferencial.

Mendanha revelou que nosso setor é responsável por R$ 247 bilhões em volume de prêmios, sem contar o ramo de saúde:

– A Susep trabalha bastante para que o setor possa cada vez mais crescer no Brasil, sempre olhando para o consumidor.

O presidente do SindSeg-RS, Guacir Bueno, comentou:

– Preparamos este momento com um profissional que faz um belíssimo e fundamental trabalho à frente da nossa autarquia reguladora e que o admiramos por isso. Esses momentos são muito importantes, para nos olharmos olho no olho, trocarmos ideias e nos conhecermos melhor.

Ricardo Pansera, presidente do Sincor-RS, acrescentou:

– Esta visita acontece por bons motivos, pois, temos certeza que a qualificação do superintendente, a autoridade máxima do seguro no nosso pais, sempre nos atualiza com todas as ações da Susep, nos ajudando a entender o segmento. Seu trabalho de excelência está contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do mercado de seguros aqui no Brasil.

Sincor-RS (11/10/2018)