Voltar

Questionário do Ibracor indica perfil dos Corretores

Os mais de 20 mil Corretores de Seguros, pessoas físicas e jurídicas, associados ao Ibracor (Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta) receberam o "Questionário de Supervisão Orientativa", edição 2021. As respostas, de uso exclusivo da autorreguladora e da Susep, após detalhada análise, servirão de base para a definição de ações orientativas aos associados no exercício de suas atividades negociais, incluindo sobre os controles que devem manter e as informações que precisam fornecer aos seus segurados.  

Desde 2020, essas questões ganharam relevância ainda maior em razão da vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que deve ser estritamente seguida também pelas Corretoras de Seguros, pois há a previsão de punições severas que, muitas vezes, podem, inclusive, inviabilizar a continuidade da empresa. 

O levantamento inclui questões relacionadas ao relacionamento do Corretor com os clientes, dados cadastrais e registros e arquivos.  

O questionário aborda ainda as atividades que os Corretores de Seguro devem observar, sob pena de sofrerem penalidades impostas pela Susep. 

O questionário foi encaminhado por e-mail e pode ser respondido em poucos minutos.  

O acesso às informações é restrito ao Instituto. As respostas indicarão também o perfil atual dos Corretores de Seguros e irão subsidiar o relatório anual de atividades, que será encaminhado à Susep no início do próximo ano. 

Atualmente, cerca de 20% dos Corretores de Seguros cadastrados na Susep já são associados ao Ibracor, única autorreguladora autorizada pela autarquia.  

Os estados como mais associados ao Ibracor são, no momento, São Paulo (7.706), Minas Gerais (2.218), Rio de Janeiro (1.577), Paraná (1.475) e Rio Grande do Sul (1.129).

CQCS