Voltar

Futuro da mobilidade trará impactos para o seguro

Seguro de veículos foi assunto do programa "Panorama do Seguro". O consultor econômico do Sindseg-SP, Francisco Galiza, analisou os resultados de um estudo sobre mobilidade e outro sobre o uso de celular ao volante.Intitulada "Como o futuro da mobilidade pode influenciar a indústria do seguro", a primeira publicação analisa o conceito e os inúmeros aspectos desse setor que devem sofrer impactos nos próximos anos, como por exemplo, veículos compartilhados e elétricos, a influência da sustentabilidade, envelhecimento da população, urbanização e digitalização.

Galiza disse que as mudanças na área de mobilidade também irão afetar o mercado de seguros de auto. O consultor desenvolveu uma tabela destacando quatro principais pontos: queda da importância relativa dos prêmios de seguros; mudança da intensidade no perfil do risco; mudança do tipo de risco; combinação do seguro de auto com outros tipos de seguro.

O estudo da National Safety Council, entidade americana sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a política de segurança na sociedade, trata do uso do celular ao volante e apresenta diversas estatísticas e avalia todos os riscos que essa prática envolve. "Mas o que me chamou a atenção foi o distanciamento, a atitude das pessoas. Elas concordam que as normas são importantes, mas acham que estão isentas de acidentes", destacou Galiza.

SindSeg/SP