Voltar

Conseguro 2021 ultrapassa a marca de 3 mil inscritos

O número de inscrições para a Conseguro 2021, a conferência da Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg, superou a marca de 3.000 inscritos até agora. O maior evento do mercado segurador do Brasil está em sua décima edição e ocorrerá entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro. Pela primeira vez, será totalmente online, gratuita, interativa e traduzida para Libras, a Língua Brasileira de Sinais.  

Para debater os principais temas da atualidade, a Conseguro 2021 reunirá nomes que refletem o peso do setor segurador na economia brasileira, com o seu volume anual equivalente a 6,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e geração de mais de 177 mil empregos diretos. Em 2020, os ativos financeiros do setor, que garantem os pagamentos das indenizações, alcançaram a marca histórica de R$ 1,5 trilhão. 

O Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, avalia que a Conseguro deste ano será um espaço muito relevante para o debate dos grandes temas nacionais e desafios impostos pelo novo contexto social, ainda marcado pela pandemia. "O setor se mostrou extremamente resiliente e a pandemia deixou ainda mais clara a importância da cultura da proteção contra o imponderável, para manter o equilíbrio dos compromissos de indivíduos, famílias e empresas. Os produtos e serviços do setor segurador estão na base dessa proteção", comenta. 

Especialistas, reguladores e representantes de poderes da República analisarão a atual conjuntura do país, as perspectivas pós-pandemia e temas estratégicos para o setor segurador, como ASG, regulação, open insurance, novas modalidades de seguro digital, diversidade, comunicação, tecnologias e inovação, futuro do trabalho e bem-estar. Serão mais de 130 painelistas, que vão participar de 26 painéis. 

Programação de alto nível 

A seguir, alguns exemplos que ilustram a qualidade da programação e a relevância dos participantes.  

Para a abertura da Conseguro 2021, dia 27 de setembro, às 10 horas, está confirmada a participação de Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia; de Solange Paiva Vieira, superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep); e de Paulo Roberto Rebello, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Logo depois, às 11 horas, os economistas Marcos Lisboa, presidente do Insper, Marcio Holland, professor da FGV, e Carlos Kawall, diretor do ASA Investments, apresentarão suas visões sobre "O Brasil do amanhã" em painel moderado por Marcio Coriolano.  

Já o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, falará sobre "Segurança jurídica nos tempos atuais", no último dia do evento, 1º de outubro, às 11horas.

Na mesma data, às 11h40, Luana Génot, Fundadora e diretora-executiva do Instituto Identidades do Brasil, vai abordar o tema "Diversidade e Inclusão: por que é importante falar sobre isso?".  

Inovação para promover conhecimento, interatividade e bem-estar 

Com o desafio de realizar o seu primeiro congresso virtual, a CNseg está inovando em diversos aspectos. Os tradicionais painéis sobre temas densos, relacionados ao setor segurador e à conjuntura social, política e econômica do país, serão enriquecidos por dinâmicas e atividades leves que promoverão a interação e o bem-estar entre os participantes.  

Para começar e terminar cada dia de trabalho, yoga e meditação online. Ao longo da programação, quiz, podcasts, pílulas de conhecimento, World Café – um espaço de diálogo sobre "O futuro do trabalho" – farão parte do ambiente virtual do evento. Uma playlist exclusiva da Conseguro 2021, em streaming de música, será disponibilizada aos participantes. Para ouvir a seleção com o melhor do pop-rock, MPR e folk, basta acessar https://url.gratis/wgnNpA.  

Yoga e Meditação 
O objetivo é trazer o bem-estar para a Conseguro 2021 e para a vida de seus participantes, praticando junto com eles, virtualmente, claro. A prática online de yoga ocorrerá durante 15 minutos, para começar bem cada dia do evento. Fabíola Dellaretti Guimarães, que pratica yoga há 15 anos e é instrutora há oito anos, conduzirá esta atividade. Ela é corretora de seguros de vida e está no mercado segurador há mais de 20 anos. Ao final de cada dia de conferências, uma sessão de meditação guiada terá 10 minutos de duração. 

Vídeo-pílulas – wellness 
Vídeo-pílulas de bem-estar (wellness, em inglês) irão saltear a programação da Conseguro 2021. Nessa ação, serão abordados os temas relacionados ao bem-estar físico, emocional, intelectual, espiritual, social, ambiental, ocupacional.  

Quiz gamificado 

O quiz proposto na Conseguro 2021 será online, visual e divertido. Quem tiver mais acertos a cada dia será premiado. O objetivo é testar conhecimentos dos participantes em temas de interesse do setor, de forma leve e agradável. As dinâmicas acontecerão em todos os cinco dias do evento, no intervalo entre o almoço e as palestras da tarde.   

Jornada do Conhecimento 

Com o objetivo de ampliar as reflexões durante a Conseguro 2021, e dentro do Programa de Educação em Seguros da CNseg, um warm up ("esquenta") está sendo proposto aos inscritos. A Jornada do Conhecimento é desenvolvida em três temas centrais: "Transformação digital", "Futuro do Trabalho" e "ASG".  

A cada semana, desde 13 de setembro, os três módulos recebem novos e atualizados conteúdos, entre artigos, podcasts, vídeos e matérias que aprofundam os temas. Cada playlist contará com pelo menos 12 conteúdos, que podem ser acessados semanalmente, na plataforma da Conseguro 2021. 

Cada jornada é independente e conta com um método de avaliação e pontuação. Todos que cumprirem os conteúdos de um dos módulos receberão um certificado exclusivo, emitido pela CNseg.  

World Café – Futuro do trabalho 

O World Café será uma atividade restrita a 200 participantes inscritos previamente. Os interessados devem se inscrever pela plataforma Conseguro.cnseg.org.br para garantir uma vaga. A dinâmica será viabilizada por recursos de tecnologia e especialistas em facilitação de diálogo. Os inscritos serão divididos randomicamente em salas com seis pessoas cada, pela ferramenta Zoom.  

Os problemas propostos para reflexão dos grupos serão apresentados por meio de três perguntas. A cada questão, os grupos serão misturados, criando maior conexão entre os participantes. Ao final, todos se reunirão em uma única sala virtual, onde os resultados dos diversos diálogos serão compilados e unificados para apresentação a todos os participantes da Conseguro 2021, na atividade da tarde, "Aquário". O diálogo será coordenado pelo facilitador Augusto Gutierrez. 

Podcasts 

Como a transformação digital está impactando mercados que têm participação relevante e tradicional na economia, como o de seguros? Para a série de podcasts "Transformação Digital & Seguros", entrevistas com especialistas e lideranças foram realizadas para entender os desafios e as oportunidades dos seguros nesse contexto. 

Os episódios, com 20 minutos de duração, abrangerão os seguintes assuntos: "Inovação e Legado nos seguros", com Marcio Coriolano, presidente da CNseg; "Blockchain, Smart Contracts & Seguros", com Gabriel Aleixo, da Hathor Labs; "IA & Seguros", com Marcelo Camara, criador da Bia, inteligência artificial do Bradesco; "VR, AR & Seguros", com Clelio de Paula, pioneiro de VR no Brasil; "Tecnologias disruptivas na saúde – telemedicina", com Thiago Bonfim, da Caren.app; e "E-commerce & Seguros", com Humberto Sardenberg, da Icatu Seguros. 
  
Resumo visual 

Os conteúdos dos eventos serão sintetizados visualmente, representados por meio de desenhos, infográficos e mindmaps (espécie de diagrama). Cada painel da Conseguro 2021 poderá ser visto, posteriormente, em arquivos PDF e PNG, com alta resolução. Ao final de cada dia do evento, será produzido um vídeo-resumo das atividades do dia de até três minutos, mostrando o processo de criação em time lapse (apresentação acelerada das imagens). 

A programação completa da Conseguro 2021 está disponível em https://conseguro.cnseg.org.br/. 

Serviço:  
Conseguro 2021 
Quando: 27/09 a 01/10  
Inscrições gratuitas: conseguro.cnseg.org.br  
Horário: a partir das 10h em 27/09 e a partir das 11h nos demais dias 

CNseg