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Central de Recadastramento Sincor-SP

De acordo com publicação da Susep no Diário Oficial da União, os corretores de seguros devem realizar a atualização dos dados cadastrais junto à autarquia. Para auxiliar os profissionais nos procedimentos, o Sincor-SP fechou acordo com o IBRACOR (Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros) e criou a Central de Recadastramento.

Tire suas dúvidas sobre o recadastramento

1) Como faço o recadastramento?

O recadastramento deve ser realizado no portal da Susep, onde o profissional terá que informar seus dados cadastrais e anexar documentos digitalizados, no formato PDF.

2) Qual o prazo que tenho para fazer o recadastramento?

O recadastramento dos corretores de seguros pessoas físicas deverá acontecer entre 1º de junho e 30 de setembro. Os profissionais que atuam como pessoas jurídicas deverão atualizar os dados no período de 1º de dezembro a 30 de maio de 2018.

3) O recadastramento é pago?

Não, o procedimento pode ser realizado através do site da Susep gratuitamente. Para os corretores de seguros que tiverem dificuldades, o Sincor-SP oferece a Central de Recadastramento, com profissionais especializados auxiliando em todo o processo. O atendimento pode ser feito pelo (11) 3188-5055 ou de modo presencial, em todas as Regionais da entidade, mediante agendamento prévio (clique aqui para agendar). O serviço é gratuito para associados do Sindicato e, aos não associados, sob consulta.

4) Atuo somente na pessoa jurídica, mesmo assim preciso fazer o recadastramento na física?

Sim, pois são pessoas distintas. Por isso, todos os corretores de seguros devem participar da primeira fase do recadastramento, caso contrário, terão problemas para realizar o procedimento da pessoa jurídica.

5) Acabo de me cadastrar como corretor de seguros. Devo fazer o recadastramento?

Sim, a Susep declara que o recente aperfeiçoamento do sistema informatizado passou a contar com uma série de regras de validação inexistentes na versão anterior. Por isso, mesmo o corretor que se cadastrou recentemente, deve realizar o recadastramento.

6) Quais documentos preciso?

Carteira de identidade; CPF; comprovante de quitação com a justiça eleitoral ou recibo de votação da última eleição; comprovante de quitação do serviço militar; comprovante de residência; certificado de aprovação no Exame Nacional de Habilitação Técnico-Profissional para Corretor de Seguros e comprovantes de pagamentos do imposto sindical dos últimos 5 anos ou declaração de quitação emitida pelo Sincor-SP. Se o corretor estiver em dia com a Contribuição Sindical, é possível baixar uma declaração pelo site da entidade.

Atenção: A Susep não aceita como comprovação da Contribuição Sindical a tela do Sincor-SP que informa os pagamentos. É necessário que, no sistema de Consulta Sindical, o corretor clique em "Gerar Declaração", salve o documento contendo a assinatura do presidente do Sincor-SP, para depois encaminhar à Susep, caso contrário, seu processo acusará pendências futuras. Outra questão importante é que a Susep não envia e-mail avisando quando há pendências no processo de recadastramento. O corretor precisa acessar constantemente o portal da autarquia para verificar a situação. 

7) Possuo pendências de pagamento da Contribuição Sindical. Como faço para regularizar?

É necessário entrar em contato com o departamento de Cadastro do Sincor-SP, através dos telefones (11) 3188-5033, 5035 ou 5048, para emissão do boleto. Os cotistas da Credicor-SP têm a opção de parcelar os débitos. Para pessoa física, o valor está limitado a R$ 2.000, com pagamento parcelado em até 5x, com taxa de juros de 2%. Para pessoa jurídica, o limite aumenta para R$ 3.000. o crédito na conta corrente do corretor só será efetivado condicionando o pagamento das contribuições sindicais pendentes.

8) A carteira de identidade do corretor de seguros é obrigatória?

Não. A carteira de identidade é opcional e deve ser custeada pelo corretor de seguros, e o valor ainda será divulgado pela Susep. O pedido da carteira deverá ser feito a partir de 3 de julho, no site da autarquia, e o corretor já deve ter realizado o recadastramento. A distribuição do documento será realizada Sincor-SP e somente será entregue ao corretor com um documento de identificação.

9) Como faço para preencher os campos no sistema da Susep?

O sistema se inicia pela digitação do número de CPF, que será validado automaticamente pelo sistema. Ao clicar em "pedido de recadastramento", apenas surgirá o tipo de habilitação do corretor (ex.: vida ou todos os ramos), os demais dados deverão ser devidamente digitados. Além dos dados pertinentes aos documentos citados, existirão campos para preenchimento não obrigatório, como PIS/PASEP, inscrição municipal e endereço comercial. Poderão ser fornecidos até dois e-mails e telefones para registro no sistema.

Atenção: o campo de e-mail é essencial para a comunicação da Susep com o corretor de seguros, quanto ao andamento e finalização de seu processo de recadastramento. No cadastramento de senha de acesso, a senha deverá ter oito caracteres, com, ao menos, uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. Anote esta senha, pois será necessária, sempre que precisar ter acesso ao sistema. Existe ainda um campo para "observações", utilize-o sempre que necessário. Exemplo: "não localizei os comprovantes de pagamento do imposto sindical, portanto, segue uma declaração do Sindicato, para comprovar minha quitação". Acompanhe o passo a passo do sistema e não esqueça de ler e declarar estar ciente da parte legal, clicando no campo: "estou ciente e concordo com os termos acima".

10) Como faço para enviar os documentos pelo site da Susep?

Os documentos devem ser escaneados de forma individualizada, por tipo de documento, no formato "PDF" e em preto e branco, com uma resolução máxima de 100 DPI. Quando o documento tiver mais de uma página, deverá ser escaneado em um único arquivo. Caso um (ou mais) documento(s) não seja(m) escaneado(s) e anexado(s) no campo específico, o sistema emitirá uma mensagem de que não foi possível finalizar o pedido, relacionando os "documentos pendentes".

Após os procedimentos, os corretores devem aguardar duas mensagens no e-mail cadastrado, uma com o número do protocolo e a segunda com instruções para finalizar o recadastramento. É importante seguir todas as orientações descritas, caso contrário, o recadastramento não será concluído.

Atenção: Após esses passos, deve aparecer o "número de seu pedido de recadastramento", anote-o também. Antes de acessar o sistema, esteja com seus documentos digitalizados, atente para o tempo de sessão ativa, que se expira em cinco minutos, e escolha o melhor momento para realizar seu recadastramento.

Sincor-SP