Voltar

BID aposta em um novo seguro para a área de energia

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou, nesta quarta-feira (03), o Programa ESI (Seguro de Economia Energética, na sigla em inglês), voltado a impulsionar esses segmentos. A aposta é um seguro de "performance energética", que garanta o retorno de investimentos de pequenas e médias empresas (PME) em projetos de eficiência energética e instalações de geração fotovoltaica. As informações são da IstoÉ, em matéria publicada dia 03/02.

Ainda de acordo com o portal, o seguro prevê o pagamento do valor previsto em contrato correspondente à redução no consumo de energia – para projetos de eficiência energética – ou à geração elétrica – para instalações fotovoltaicas -, caso esses indicadores não sejam atingidos por problemas de desempenho do projeto ou dos equipamentos envolvidos. 

A contratação do seguro é feita através de companhias seguradoras conveniadas ao programa. No Brasil, há apenas uma empresa, a Invest, e o BID, que se propõe a ser indutor deste mercado, espera que outras seguradoras possam passar a oferecer o produto.

A expectativa é que o seguro possa ser oferecido em parceria com bancos privados que, com a garantia oferecida pelo modelo, terão mais segurança para oferecer crédito para investimentos em eficiência energética.

SindSeg/SP