Voltar

18º Conec – Ministro do STF aponta oportunidades para o setor de seguros com a recuperação econômica

Durante o Conec, o painel Visão de Futuro para um Brasil Melhor contou com a participação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

Conforme o ministro, o impeachment, corrupção, recessão econômica, elevação do desemprego e perda de renda, geraram um quadro extremamente difícil no Brasil. "Uma tempestade econômica, política e ética. Esse conjunto de acontecimentos abalou a auto-estima da cidadania brasileira".

Entretanto, de acordo com Barroso, apesar das dificuldades, é preciso vislumbrar a melhora desse cenário. "Penso que estamos vivendo um momento especial de refundação do Brasil, em que a sociedade tomou consciência de que estamos aquém do nosso destino e que clama por uma elevação do patamar da ética pública e privada do País". Dessa maneira, ele acredita que o fim desse período conturbado trará boas oportunidades para o Brasil e muito trabalho a ser feito em portos, aeroportos, estradas, saneamento básico, e investimento em tecnologia, por exemplo.

Ele complementa que existe um grande espaço para crescimento e também oportunidades para o mercado de seguros. "Na medida em que a renda aumenta, há mais espaço para seguros, previdência complementar e acredito que há espaço importante, ainda sub-aproveitado, que é em seguros para obras públicas", estima o ministro.

Luís Roberto Barroso destacou ainda pontos positivos ocorridos durante os 30 anos em que o Brasil vive em democracia, como a estabilidade monetária, inclusão social e avanços da sociedade na discussão de questões como machismo e direitos de minorias, como a comunidade LGBT.

Revista Cobertura (01/10/2018)