Voltar

14 de maio - Dia Continental do Seguro

 

Hoje, 14 de maio, comemora-se o Dia Continental do Seguro, cuja celebração foi instituída oficialmente em 1948, durante a 2ª Conferência Hemisférica de Seguros, no México, marcando também a fundação da Federação Interamericana de Seguros (Fides). Confira abaixo a entrevista com o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, comentando sobre a importância e o papel do seguro para a sociedade, especialmente neste complexo momento de pandemia que atravessamos.

Marcio, o Dia Continental do Seguro foi criado com o intuito de destacar a importância social e econômica dessa atividade. A instituição do seguro já é devidamente reconhecida no Brasil?

Entendo que há um reconhecimento, mas ainda distante da altura da sua importância. Importância, esta, que em momentos de crise como a que enfrentamos em relação ao novo coronavírus, torna-se ainda maior, em função do seu papel para a estabilização da economia em escala global. Mas penso que estamos caminhando para um reconhecimento maior ao longo dos últimos anos, pelo salto de qualidade e cultural.

O que a CNseg e o setor segurador estão fazendo para fortalecer a conscientização da sociedade a respeito do seguro?

A conscientização da sociedade a respeito da importância do seguro é um dos principais objetivos da CNseg e, para isso, trabalhamos arduamente para levar essa mensagem a toda a sociedade, por meio de nosso Programa de Educação em Seguros. Essa conscientização, ainda que tardiamente, começa a se fortalecer, com as pessoas e empresas necessitando, mais que nunca, proteger seus patrimönios, suas vidas e suas rendas. As seguradoras estão mostrando muita resiliência para atravessar períodos de crise e atender os consumidores da melhor forma possível. Isso é importante para a construção dessa consciência.

Que mensagem o senhor poderia deixar para os profissionais do mercado segurador nesse dia, principalmente no momento de distanciamento social que estamos vivendo?

Uma coisa que muito se tem falado, e é a mais pura verdade, é que o mundo – e o mercado segurador, inclusive – sairão transformsdos desta crise de saúde e econômica, e precisamos estar preparados para isso. A Covid-19 fez com que as empresas mostrassem, e agilizassem mais ainda, os seus processos de mudança digital, adotando, em um curto prazo, medidas nesse sentido. E, nesse contexto, crescem também a relevância e a responsabilidade de nossos profissionais, que têm o importante papel de levar a proteção securitária a todos os brasileiros e instituições. Esse Dia Continental do Seguro, apesar de ocorrer em um momento absolutamente imprevisto e complexo, deve ser celebrado com energia, esperança e orgulho. Parabéns a todos nós!

Assista abaixo ao vídeo produzido pela CNseg e divulgado em suas redes sociais em celebração pela data

http://cnseg.org.br/noticias/14-de-maio-dia-continental-do-seguro-8A8AA8A371EC772E0172137D42677A20.html

CNseg